Retificação documental envolve a correção de erros em documentos que são importantes para a vida civil de uma pessoa. Esses erros podem ser de diferentes tipos, como um nome escrito de forma errada, uma data incorreta, ou até mesmo informações que precisam ser atualizadas, como o estado civil.
Vamos iniciar o processo de retificação. Vamos preparar um pedido, explicando qual é o erro e apresentando provas do que está errado. Esse pedido é então levado ao cartório ou ao juiz, dependendo da complexidade do caso.
Por exemplo, se o seu nome foi registrado errado na certidão de nascimento, nós juntaremos provas, como documentos de identificação corretos, e pedir que o cartório corrija o erro. Em alguns casos, quando a retificação é mais simples, ela pode ser feita diretamente no cartório; em outros, pode ser necessário um processo judicial.
O resultado final é um documento corrigido, que reflete as informações corretas, garantindo que todos os seus registros estejam em ordem e evitando problemas futuros, como dificuldades para emitir passaporte, casar, ou herdar bens.